sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Lugares e Fenômenos..


"Entrada Para o Inferno"

Lindo e assustador este imenso buraco no solo situado em Darvaz, no Turcomenistão é o resultado de uma perfuração de gás iniciada há 30 anos atrás. Assim que perfuraram alguns metros do solo, surgiu uma gigantesca caverna subterrânea. A caverna estava emanando um tipo de gas desconhecido. Eles se alarmaram com medo do estranho gás ser venenoso e então a companhia de perfuração resolver colocar fogo no gás da vacerna antes de proceder com a perfuração. O buraco está queimando desde então.









Plitvice Lakes

Plitvice Lakes fica na Croácia e é um parque nacional formado por cerca de 16 lagos e dezenas de cachoeiras maravilhosas. Certamente este é um dos lugares mais bonitos que existem. Quando eu penso em “Jardim do Éden”, penso em Plitvice Lakes.
Sua formação geológica formada pelo carbonato de cálcio colore a água, produzindo uma miríade de lagos azul turquesa, cercados por uma exuberante flora.







Rio Tinto - Espanha

As minas gigantes, a céu aberto, do Rio Tinto, criam um ambiente surreal, transformando a paisagem em algo similar ao que veríamos na Lua, por exemplo. O crescimento do rio não consumiu apenas montanhas e vales, mas adentrou terras de vilas. O rio teve seu nome tirado da cor de suas águas, praticamente vermelhas e extremamente ácidas (com pH variando entre 1.7 e 2.5), ricas em metais.





























Vales Secos - Antártida

A região Vales Secos da Antártica, de acordo com os cientistas, é a área na Terra mais parecida com o que seria uma paisagem de Marte. A região quase nunca tem neve e, exceto por algumas planícies rochosas, é a única parte continental da Antártica que não é formada de gelo. O chão dos vales apresenta alguns lagos permanentemente congelados, com vários metros de grossura e, sob esse gelo, vivem alguns organismos extremamente simples, que são objetos de estudo.

















Ilha Socotra - Oceano Índico

Essa ilha simplesmente dispensa qualquer noção do que é considerado “normal” para uma paisagem terrestre. Se você acordasse lá, provavelmente pensaria que está em outro planeta ou, pelo menos, em alguma era remota. Socotra é parte de um arquipélago que ficou geograficamente isolado da África há 6 ou 7 milhões de anos. Como ns ilhas Galápagos, possui cerca de 700 espécies raras e muito diferentes. O clima é árido, e mesmo assim lá estão exemplares incríveis de plantas – algumas espécies não apresentaram variações nos últimos 20 milhões de anos.















Buracos Azuis
Os buracos azuis são gigantes elevações subaquáticas, que levam este nome pela tonalidade de azul que apresentam quando vistos do alto. Normalmente possuem centenas de metros de profundidade e tem ambiente desfavorável para a vida marinha, já que a circulação de água é ruim. Curiosamente, em alguns buracos foram encontrados restos fósseis preservados em suas profundezas.





















Kauai - Hawaii

Entre as águas azuiscristalinas do Oceano Pacífico, Rainbow Catamaran na Praia Kalapaki, Kauai, Havaí about 20 minutes by air from Honolulu. cerca de 20 minutos por via aérea de Honolulu.Formado há cerca de seis milhões de anos atrás, a ilha abrange cerca de 550 quilômetros quadrados.













Fly Geyser - Nevada

O sol nascente ilumina deserto de Black Rock e o Fly Geyser, que envia um fluxo contínuo de minerais carregados de água muito alto.

Um comentário:

  1. Ual.. Cada lugar hein, todos lindos..
    Adorei o Parque Plitvice Lakes, na Croacia e o Rio Tinto na Espanha.
    Da "entrada para o inferno" e dos Buracos Azuis tbm, mas da medo.. shaihsai =X
    Gosto da aurora, da maré vermelha e do "rosto do céu" tbm.

    Bjos, até. ;D

    ResponderExcluir